top of page

Trilha Pedra Bonita - Rio de Janeiro - RJ

Atualizado: 20 de fev. de 2023


Vista da Pedra Bonita - RJ
Vista da Pedra Bonita - RJ

A Trilha da Pedra Bonita é uma trilha relativamente rápida e fácil de se fazer e, ao chegar no topo dela, você é presenteado com três vistas de tirar o fôlego. Olhando para a esquerda você vê a Zona Sul do Rio. Olhando para a direita vemos a imensidão da Zona Oeste do Rio. E, olhando bem para a frente, fica-se cara a cara com a Pedra da Gávea. Ou seja, num único passeio você consegue contemplar três paisagens diferentes e maravilhosas.


Além da trilha da Pedra Bonita em si, o local também é muito procurado pelos amantes de aventura. Isso porque lá é justamente o lugar onde fica a famosa rampa de vôo livre para quem salta de asa delta e parapente.


Seja da rampa ou da Pedra Bonita, você entenderá na hora a razão do Rio de Janeiro ter o apelido carinhoso de Cidade Maravilhosa. É muita beleza para todos os lados.

Ela tem início na Estrada da Pedra Bonita, na bifurcação da Estrada das Canoas. Para chegar até lá, vá até a orla de São Conrado e suba a Estrada das Canoas. Ou você também pode chegar até lá subindo o Alto da Boa Vista, pela Tijuca. É possível ir de carro, táxi, Uber, ou mesmo de ônibus. Indo de ônibus você saltará em frente à guarita principal de entrada.


Você terá que subir a pé um trecho de aproximadamente 300 metros até a outra guarita (um tipo de casinha) onde realmente começa a trilha para a Pedra Bonita. Essa primeira subida (lá da parada do ônibus até a trilha) é bem chatinha, pois é uma ladeira um tanto íngreme que já te fará suar antes de encarar a verdadeira trilha pela mata. Muitas pessoas acham essa primeira ladeira muito pior do que a trilha em si.



Indo de carro, táxi ou Uber para a Pedra Bonita


Se você for de carro, táxi ou Uber, pode ter a chance de “economizar as pernas” na primeira ladeira, que é a subida da guarita principal de entrada (lá da estrada) até o local onde se inicia a trilha a pé para a Pedra Bonita. Vale aqui algumas observações importantes:


1) Se você for de carro próprio, chegue cedo para conseguir ter a chance de estacionar lá em cima (e não na estrada). Esse estacionamento lá em cima é de uso dos professores e pessoas que farão os vôos de asa delta e parapente mas, quando tem lugar sobrando no estacionamento, eles te deixam subir de carro pagando uma taxa para estacionar lá em cima. Caso contrário, você terá que tentar estacionar em algum lugar da Estrada das Canoas mesmo, o que não é tão trivial assim, principalmente se estiver um tempo bom. Nos finais de semana com sol é ainda mais difícil arranjar um lugar para estacionar o carro.


2) Às vezes, dependo do horário, você consegue estacionar o seu carro lá em cima (no estacionamento dos instrutores) mas tem que ficar numa fila na estrada esperando que alguém desça de carro para liberar uma vaga. Mas não se iluda, isso pode demorar bastante, principalmente nos fins de semanas, feriados, e férias escolares. Não estranhe se algum carro tentar furar a fila. Quando isso acontece, normalmente são os instrutores de asa delta que tem preferência ao estacionamento lá de cima. Não se aborreça e, ao contrário, fique feliz de estar na fila e saber que já vai economizar uma subida cansativa a pé até o início da trilha pela mata. Não se esqueça de levar um dinheiro para pagar esse estacionamento. Quando eu fui custava R$ 5,00 o estacionamento exclusivo dos professores.



3) Uma outra dica importante é que, caso tenha chovido e a pista esteja meio escorregadia, alguns carros não conseguem subir essa primeira ladeira que vai da estrada até o estacionamento dos professores de vôo livre. Se o seu carro for 4×4 não haverá problema!


Tempo: Aproximadamente 30 minutos (ida). Altitude: 696 metros Atrativos: Mirante. Horário de visitação: 8h às 17h (até às 18h no verão) Camping: não é permitido Taxa de entrada: gratuita

A Pedra Bonita faz parte do maciço da Tijuca e tem uma altitude máxima de 696 metros, coberta, em algumas partes, de floresta de Mata Atlântica, mas existe uma grande área que foi desmatada e coberta com capim.


Ela é considerada um dos mirantes mais espetaculares e de fácil acesso da cidade. Lá, podemos encontrar várias atividades esportivas e recreativas tais como: vôo livre, caminhadas e alpinismo.


A trilha é leve, porém é um pouco íngreme o que faz com que tenha um nível de dificuldade um pouco superior à trilha do morro da Urca. Basta, apenas, ter disposição para andar. Esse passeio é indicado àqueles que não têm muita experiência em trilhas, já que não exige muito preparo físico, ou para quem quer apenas apreciar um dos visuais mais bonitos do Rio de Janeiro.


O tempo médio de subida até o topo é de, aproximadamente, 30 minutos. A caminhada tem início na Estrada das Canoas, em São Conrado, perto da rampa de Vôo Livre. Perto dali também tem o início da trilha para a Agulhinha da Gávea.

O início da trilha fica logo ao lado da guarita onde fica o fiscal do Parque Nacional da Tijuca, ao lado dela tem uma placa indicando o início da trilha. É só descer um pouquinho do estacionamento que você chega lá. Após deixar suas informações e o número de pessoas que estão no seu grupo, prepare-se para começar os 1.257 metros de caminhada.

Na parte inicial a vegetação é um pouco mais densa, fazendo com que a temperatura seja mais baixa e a caminhada mais agradável.


Durante o caminho, existem partes mais expostas ao sol com pouca vegetação que possa oferecer proteção natural, por isso existe a necessidade de trazer protetor solar. Além disso, o desgaste fica maior.


Como o terreno é um pouco arenoso, deve-se tomar cuidado para não sofrer uma queda. No término da caminhada, pode-se ver no horizonte a Pedra da Gávea entre a vegetação e finalmente chega-se ao topo da Pedra Bonita. A trilha é bem demarcada, portanto, se você não inventar de pegar atalhos ou cortar caminhos por trajetos que não são oficiais, dificilmente terá algum problema ou irá se perder.



O cume é grande e fica sobre uma laje de pedra revelando uma deslumbrante imagem do Rio. Dele temos uma fantástica vista da Praia de São Conrado, Morro Dois Irmãos, Pedra da Gávea, Barra da Tijuca e suas praias, Floresta da Tijuca e algumas áreas e praias da Zona Sul. Uma dica é andar o máximo pela Pedra para explorar ao máximo as várias vistas possíveis e, depois, sentar e fechar os olhos para ouvir os sons da cidade, lá embaixo, que dão uma ideia da altura alcançada.


Recomendações

  • Garrafa com 1 litro de água;

  • Lanche: pode ser um sanduíche e biscoitos;

  • Protetor solar, pois boa parte da trilha é aberta, assim como o topo;

  • Maquina fotográfica (indispensável) e;

  • Tênis confortável.


Confira também algumas outras Trilhas:


  1. (SC) Trilha da Barra da Lagoa;

  2. (SC) Trilha de Naufragados;

  3. (SC) Trilha do Costão do Santinho;

  4. (SC) Trilha do Morro dos Macacos;

  5. (SC) Trilha da Lagoinha do Leste/Matadeiro;

  6. (RJ) Trilha da Pedra da Gávea;

  7. (SC) Pico da Pedra;

  8. (PR) Pico Paraná.


Dê o seu like, Compartilhe, e nos vemos em breve.


PENSANDO EM INVESTIR EM IMÓVEIS?

OS MELHORES LANÇAMENTOS DE FLORIANÓPOLIS

VOCÊ ENCONTRA AQUI:

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page